quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Abajur de Garrafa com Cúpula de Papelão

Eu queria um abajur de garrafa. Comprei a dita, em uma loja que tem no Mercado Central de Belo Horizonte, onde a gente acha tudo quanto é tipo de garrafa por preços bem menores que em todos os lugares. E posso dizer, porque pesquisei. Sinceramente, não me lembro o nome da loja. Uma hora anoto, mas fica perto da entrada da Av. Amazonas.
Fui lá e paguei acho que R$6,00 na garrafa que está na foto.
 A História dessa cúpula é simples. Como esse abajur é para meu quarto, do meu lado da cama, eu queria uma cúpula sextavada, porque acho romântico, rsrs.
Mas não achei pra comprar, nem de MDF. Então eu mesma fiz de papelão. Fiz um hexagono em um papel (tá bom, eu tirei a figura de um hexagono perfeito na internet), defini a altura que eu queria, cortei as faces a partir de um retângulo, mas diminuindo uns dois centímetros do lato contrário . Uni com cola comum mesmo e depois fiz um "suporte" para a boquilha de papelão também. Aí, foi só colar tudo, esperar secar e cobrir com folhas brancas. Aqui usei folhas de rascunho que estavam para serem descartadas no meu trabalho.

Deu pra ver? Hum?
Já a parte elétrica, comprei o fio pronto para fazer o abajur, e custou mais uns R$ 6,00 também. Como eu não queria furar a garrafa, adaptei a boquilha, para o fio passar pelo lado de fora:




E eis o meu abajur, já coberto com tecido e com barrinha decorada:


E eu adorei! Ele tá aqui, tadinho, no meio do caos, aguardando a casa nova para brilhar.
O tecido que usei, comprei por R$ 5,99 o metro, em uma loja da Rua São Paulo com Amazonas, aqui em BH. Tem uma banca em saldão, e alguns tecidos são muito lindinhos. Depois mostro mais coisas que fiz com eles.
Não deu nem meio metro o pedaço que usei no abajur.
A fita bordada, custa R$ 3,90 o metro. Claro que não usei um metro, mas vamos considerar, para o cálculo. Total aproximado do abajur: R$ 18,00.
Eu gostei muito.
Ah, uma hora mostro a barrica de textura, onde ele repousa nesta foto. Fiz uma arte nela pra que ela virasse uma mesinha lateral, na minha sala.
Mas isso é pra depois.

2 comentários:

  1. Lindo, parabéns! Estava procurando um tempão uma cúpula de abajur de papelão para fazer e achei o teu. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! que bacana essa idéia, com certeza me animou muito em vez de comprar um abajur; fazê-lo com suas dicas. Aproveito tbm para um convite a uma visita a: acasamadeira.blogspot.com

    ResponderExcluir